A importância dos chefes de equipe na emergência hospitalar

Dr. Frederico ArnaudA chefia de equipe desempenha um papel central a organização de uma Emergência. A Emergência de um serviço com muitas demandas, muitos conflitos e complexas interações entre as unidades internas e entre outros hospitais. É necessário ter um personagem com papel de gerente que possua uma visão geral dos processos e ao mesmo tempo conheça a intimidade do serviço. Apresentar conhecimento técnico para colaborar com seus colegas em decisões médicas muitas vezes difíceis e ter capacidade psicológica para manter o equilíbrio do plantão e de todos seus colaboradores.

Fazer valor os fluxos e protocolos, estimulando o seu cumprimento e orientando sempre que possível às normas éticas do plantão.

No Hospital de Messejana há mais de seis anos implantamos a chefia de equipe e a partir daí houve uma imensa mudança no despenho dos processos hospitalares e um crescimento importante na estrutura organizacional.

Foi fácil perceber a grandeza dessa função, imprescindível hoje para o bom funcionamento do hospital e para o adequado desempenho do sistema de saúde.

Dr. Frederico Arnaud
Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital de Messejana

A importância dos chefes de equipe na emergência hospitalar