por Dr. Denis Colares
A ABRAMEDE – Associação Brasileira de Medicina de Emergência, a única entidade nacional representante do Médico Emergencista, realizou bem-sucedida parceria com a ACEP – American College of Emergency Physicians. A ACEP é a maior e mais bem conceituada entidade de Medicina de Emergência do mundo. Nos Estados Unidos, a Medicina de Emergência é uma especialidade pujante e cujas vagas de residência são muito disputadas. Nos filmes e seriados, o médico Emergencista é comumente retratado como verdadeiro herói e abnegado benfeitor. São 40 anos construindo essa imagem com muito trabalho e seriedade. Isso atrai indivíduos vocacionados para o exercício da especialidade em sua forma mais vibrante. Ciente disso a ABRAMEDE organizou parceria com a ACEP em paralelo ao V Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência – que aliás foi um sucesso estrondoso, lotando os auditórios da PUC de Porto Alegre no Rio Grande do Sul com público de 2300 participantes entre médicos especialistas em Medicina de Emergência, clínicos, cirurgiões e estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia – um curso mundialmente reconhecido por sua excelência.
A equipe da ACEP foi capitaneada pelo Dr Cristopher Ross, que conta com mais de 17 anos de experiência na realização desse tipo de curso em vários países. Durante mais de 20h os Médicos Emergencistas tiveram a oportunidade de praticar em cadáveres e manequins realísticos os mais diversos procedimentos invasivos. Foram expostas técnicas especificas e de uso preferencial na Emergência totalizando 8 procedimentos, quais sejam: 3 tipos de dissecção venosa periférica, 3 tipos de acesso venoso central, punção de acesso intra-ósseo com furadeiras EZ-IO em 3 sítios diferentes, drenagem torácica, canthotomia oftálmica lateral, craniotomia descompressiva, cricotireoidostomia, artrocentese em 7 sítios.
Já seria digno de nota a realização desse curso por si só, que a ABRAMEDE proporcionou para seus associados em oportunidade única de aprendizado no Brasil. Mas não parou por aí. Alguns Emergencistas brasileiros tiveram a oportunidade de participar de treinamento prévio e atuaram como instrutores no curso, ladeando com seus colegas americanos. A Preceptoria da Residência em Medicina de Emergência do Ceará enviou Dr Juan Valdivia, Dr Tarcylio Esdras, Dr Khalil Feitosa e Dr Denis Colares para atuarem como instrutores do laboratório de procedimentos em cadáveres. A sessão de treinamento foi completada em manequins realísticos de simulação avançada preparados para prática de diversos tipos de Videolaringoscópios e intubação por fibroscopia, além de procedimentos guiados por ultrassom.
A idéia da parceria é de continuar oferecendo esses cursos no Brasil, realizados unicamente por instrutores Emergencistas de formação que possam proporcionar a seus colegas um pouco da expertise aprendida com os colegas instrutores da ACEP cujo brilhantismo, seriedade e competência nos inspiram a tornar no Brasil a Medicina de Emergência uma especialidade que atraia mais médicos vocacionados a servir com cuidados de alto nível os pacientes que mais precisam.